segunda-feira, 5 de março de 2012

A importância do Conselho Escolar

A revitalização do Conselho Escolar é um desafio para o gestor de uma escola, pois estimular a participação da Comunidade Escolar é uma tarefa árdua, pois quando todos se conscientizarem que só assim poderão ajudar a constituir a gestão democrática, através da participação efetiva e que este processo faz parte da construção da cidadania.
Os membros do Conselho Escolar possuem a tarefa de participar nas tomadas de decisões, analisando as ações a serem empreendidas e os meios a serem utilizados para o cumprimento das finalidades da escola e a busca de resolução dos problemas enfrentados cotidianamente pela Unidade Escolar.
O Conselho Escolar representa a comunidade escolar e local, devendo atuar em conjunto com a equipe escolar, definindo caminhos para deliberações sobre os assuntos de sua responsabilidade.
Nesse processo de elaboração do projeto político-pedagógico da escola, compete ao Conselho Escolar debater e tornar claros os objetivos e os valores a serem coletivamente assumidos, definir prioridades, contribuir para a organização do currículo escolar e para a criação de um cotidiano de reuniões de estudo e reflexões contínuas, que inclua principalmente, a avaliação do trabalho escolar. Por meio desse processo, combate-se a improvisação e as práticas cotidianas que se mostram incompatíveis com os objetivos e as prioridades definidos e com a qualidade social da educação que se pretende alcançar.
Os Conselhos Escolares, ao assumirem a função de estimular e desencadear uma contínua realização e avaliação do projeto político-pedagógico das escolas, acompanhando e interferindo nas estratégias de ação, contribuem decisivamente para a criação de um novo cotidiano escolar, no qual a escola e a comunidade se identificam no enfrentamento não só dos desafios escolares imediatos, mas dos graves problemas sociais vividos na realidade brasileira.
(Caderno 1 – Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares)
O espaço escolar torna-se um lugar privilegiado de discussão, negociações, tomadas de decisões e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a participação social e promovendo a cultura da gestão democrática e a prática da cidadania participativa que visa definir as prioridades, superando os problemas por meio de criações de práticas pedagógicas coletivas e de co-responsabilidade de todos os membros do Conselho Escolar.
O Conselho Escolar é um órgão colegiado e na EMEIF. "Prof. Darcy Ribeiro" é composto por representantes da Comunidade Escolar e Equipe Escolar (diretor e representantes dos professores, dos funcionários administrativos, dos pais ou responsáveis), que tem por atribuição deliberar sobre as questões pedagógicas, administrativas e financeiras no âmbito escolar.
As reuniões são convocadas pela gestora da Unidade Escolar, ao menos uma vez por mês, onde são levantadas as necessidades da escola para análise dos membros do Conselho Escolar, para definição das prioridades a serem resolvidas.
Durante o planejamento do ano letivo de 2012 contaremos com o apoio do Conselho Escolar na construção do PPP da escola, fato este inédito na EMEIF." Prof. Darcy Ribeiro", visto que as discussões sempre giraram entorno dos eventos que ocorrerão na escola durante o ano letivo, da indisciplina dos alunos e sobre a aquisição de materiais com a verba do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica).

A diretora da Unidade escolar direciona a reunião expondo a pauta do dia (que sempre foi definida pela equipe escolar, onde estão relacionadas às necessidades da escola, mas com a intensificação das participações, qualquer membro poderá fazer sugestões para as reuniões) ouvindo a opinião dos membros sobre as prioridades levantadas pela Equipe Escolar e definindo a melhor decisão a ser tomada para resolver a questão, que pode ser administrativa ou pedagógica.
Referências bibliográficas:
Caderno 1 – Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares
Livro ata de reuniões do Conselho Escolar da EMEIF. "Prof. Darcy Ribeiro"

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